segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BIG CHOP: O QUE É? MINHA EXPERIÊNCIA COM ALISANTES ATÉ CHEGAR AO BIG CHOP.

BIG CHOP: O QUE É?

Olá esse é o meu primeiro post aqui no blog, e o assunto que trago é sobre o big chop (grande corte). Geralmente a pessoa que faz o big chop já está algum tempo em transição( quando a mulher para de alisar os cabelos e deixa o cabelo natural crescer). Mas o que acontece nesta transição é que o cabelo fica com duas texturas: a parte lisa e a parte natural. E muitas mulheres optam pelo grande corte, eliminando toda a parte lisa dos cabelos. Algumas pessoas são radicais e raspam a cabeça.




MINHA EXPERIÊNCIA COM ALISANTES

Desde os 10 anos uso química para alisar os cabelos. Minhas experiências com químicas nem sempre foram boas, pois já tive problemas com alisantes como queimadura no couro cabeludo, cabelos fragilizados e a última foi quebra dos fios(muita). 

Sempre usei alisantes à base de guanidina, e nunca havia tido problemas com quebra de cabelo, porém o meu couro cabeludo ficava extremamente irritado com a utilização desta composição( algumas vezes mais e outras menos).

Após um ano e meio sem passar qualquer química, resolvi alisar os cabelos em abril de 2014, usei o produto Lisahair 3º geração da marca Embellezze.

 Meu cabelo ficou lindo, super brilhoso e bem lisinho. Como vocês podem vê nas fotos abaixo.



Com o passar dos meses notei uma pequena quebra dos cabelos atrás de uma das orelhas. Mas não era nada grave, pensei mesmo, que fosse o modo como estava passando a chapinha, e assim não dei importância para a pequena quebra.

Em julho (após 3 meses) decidi fazer o retoque na raiz com o mesmo produto. Novamente meu cabelo ficou incrível. Mas ao logo dos meses pude perceber uma quebra maior nos meus cabelos. Cada vez que fazia chapinha (semanalmente) meus cabelos quebravam ainda mais. Meu desespero foi aumentando porque meu cabelo ficava cada vez mais ralo. Decidi por um tempo não usar mais química (mas pretendia mais adiante alisar novamente). 

PERÍODO DA TRANSIÇÃO

Como a quebra dos meus cabelos estava sendo muito grande eu parei de fazer chapinha, passei a utilizar produtos específicos para quebra, fazia cauterização para fortalecer, mas tudo era em vão, meu cabelo continuava quebrando.


Em dezembro comecei a pesquisar na internet meninas que haviam passado pelo mesmo problema que eu, e foi ai que tomei conhecimento da transição, e percebi que eu estava em transição. Então tomei coragem e abandonei de vez a ideia de voltar a alisar meus cabelos, e disse pra mim mesma “chega de química”,“vou assumir meu afro”.

FINALMENTE O BIG CHOP

Estava há 5 meses sem passar nenhuma química nos cabelos e já estava doida pra fazer o big chop, mas não tinha coragem, porque ficava com medo do meu cabelo ficar muito curtinho.  

No dia 6 de fevereiro com 7 meses de transição, decidi fazer o big chop. E digo que estou muito feliz. É uma sensação de liberdade. Meu cabelo ainda está meio indefinido, o que é normal quando se faz o big chop, pois leva-se um tempo para o cabelo tomar forma. Mas adianto que não tem sensação melhor depois de anos de química.

Para quem está indecisa eu aconselho a ficar em transição o tempo que achar que o cabelo está no cumprimento ideal para você. Eu por não aguentar a quebra dos cabelos, e por achar que já estava com um comprimento legal, optei pelo big chop. Abaixo algumas fotos.

2011

2012 quando fiz luzes

2013(período que fiquei sem passar química)
2014
Dia do big chop(06 de fevereiro de 2015)

Atualmente


Espero ter ajudado muitas leitoras com a minha experiência. Beijos!